Seguidores

domingo, 30 de abril de 2017

Comportamento Ético


Esta postagem é uma pequena parte do Ebook. 

LIDERANÇA ÉTICA e 
Competência - O único 
caminho!


Comportamento Ético

Das três habilidades Gestão, Ética e Liderança, o comportamento ético é o menos passível de aprendizado. A palavra ética vem do grego "ethos", que quer dizer o modo de ser, o caráter. Pode ser definida como: valores desejáveis e apropriados em acordo com a moral de um indivíduo ou da sociedade em geral.

"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta."
Álvaro Valls

Segundo o Dicionário Houaiss, a ética é o "conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade".

  
Empresas:
- contratam especialistas para ministrar treinamentos;
- preparam códigos de conduta;
- fazem avaliações e definem coordenadores da gestão ética nas empresas.

Mas é preciso ter em mente que:

A ética está fortemente associada ao caráter e conduta de cada um de nós.

Quanto menos éticos os grupos, tão mais abrangentes devem ser os códigos de ética.

Quando os membros de grupo agem eticamente eles podem fazer isso devido às suas índoles, aos seus caráteres ou porque estão sendo contidos pelas regras e código de ética da organização. No atual nível em que nossa sociedade se encontra esta última afirmação é a que mais se adéqua ao nosso.

Um complicador para a ética praticada é que ela inexiste em termos absolutos, pois todos nós somos transgressores de alguma forma. Durante o tempo todo estamos fazendo pequenas transgressões, ainda que em pensamento. Por isso, é complicado aceitar eticamente umas transgressões e outras não. Pior ainda, quando é praxe vermos regras que nunca são seguidas. Exemplo: a velocidade quando nós aproximamos aos pedágios. Vejam que onde está 40 Km por hora ninguém passa a menos que 60.

Transgressões no trânsito, nas empresas e na nossa vida em geral ocorrem com frequência. Mas certos níveis de transgressões são mais graves e mais facilmente são identificadas as condutas antiéticas.

Cobrar o que não praticamos

Funcionários que não vêem em seus gestores exemplos de conduta e ética, tendem a transgredir mais do que se fossem liderados por executivos que dão o exemplo.


Cobrar dos outros o que não praticamos é hipocrisía. Me recordo de uma empresa que nomeou como coordenador do código de conduta um sujeito com postura sabidamente pouco ética. Essa situação se parece com alguns acontecimentos que ocorrem na política, e nesses casos o que se pode esperar dos liderados, que conhecem o perfil pouco ético de seus gestores, políticos e líderes em geral?  É como o pai de família que prega dentro de casa a observância de elevados padrões de moral, mas fora e tem amante e sabidamente corrupto.

Nas empresas não se pode esperar muito quando funcionários que não vêem em seus gestores exemplos de conduta e ética. No caso, eles tendem a transgredir mais do que se fossem liderados por executivos que dão bom exemplo.

Quer adquirir uma apresentação completa sobre ética e nosso Ebook LIDERANÇA ÉTICA e Competência - O único caminho!

Envie um email para arilopes@folha.com.br - Apenas R$ 50,00

OU 

Contrate nossas Palestras com grandes descontos

Clique no Links abaixo

Grátis em Escolas e ONGs

Nenhum comentário:

Postar um comentário