Seguidores

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Tópicos abordados na Palestra Ética Empresarial e Profissional


Acima encontrem um dos charts da nossa Palestra sobre Ética Empresarial e Profissioanal.

Somente este chart renderia uma boa palestra.
Sobre a maioria das linhas presenciei, vivi e participei de diversas situações que remetem a questões éticas. Nunca atuei em empresas que faziam contribuições a políticos. As questões eram outras.


Conheço uma grande multinacional que tem o mesmo fornecedor para transporte de funcionários há mais de 20 anos. Acredito que sempre que são feitas cotações, a mais barata é submetida ao fornecedor atual. No caso o fornecedor acaba sempre oferecendo um preço um pouco menor. Se não houverem outros favores ou interesses envolvidos seria essa uma questão que fere a ética? Com certeza sim! A partir do momento que é retirado de um fornecedor capacidade de competir em igualdade de condições você estará sendo anti ético.

Conheci duas grandes multinacionais, gigantes no ramos em que atuavam. Sabe-se que alguns diretores se reuniam de tempos em tempos. O que faziam não se sabe mas desconfiava-se que combinavam preços e outras ações onde quem ganhava com certeza não era o consumidor.

Conflitos de interesse é uma das coisas que acontece com grande intensidade nas empresas multinacionais e nacionais, pequenas, médias e grandes. Trabalhei em onze empresas com carteira assinada. Na maioria delas presenciei ações que remetiam a conflito de interesse. Numa dessas empresas o Gerente Financeiro, também vendia carros usados. Os carros ocupavam o estacionamento da própria empresa. Funcionários da empresa que querima comprar os carros conseguiam receber antecipadamente férias e 13.o. Um pequeno conflito de interesses não é mesmo?

Muitos outros casos poderia comentado mas vou parar por aqui. Deixo parte deles para as palestras que são formatadas sob medida para casa empresa.

Contato: alphapremium@alphapremiumconsultoria.com.br

Vejam também:

ARTIGOS NO LINKEDIN


LIDERANÇA - Doze Competências para Gestão de Pessoas


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário